• Dr. Luiz Muller

É possível prevenir a cirurgia de escoliose?




A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral impossível de prevenir, já que não tem relação com os hábitos diários do paciente.


Mas em 70% dos casos podemos evitar a necessidade da cirurgia para correção das curvas, através do diagnóstico e do tratamento precoce.


Quando a doença é identificada no início é possível realizar intervenções médicas com capacidade de mudar a história natural da doença, com o uso de coletes, por exemplo. Um estudo chamado "Efeitos da órtese em adolescentes com escoliose idiopática", conduzido em 25 centros médicos nos Estados Unidos e Canadá, reforça essa informação, mostrando que o tratamento precoce, aliado ao tratamento adequado, evitou a cirurgia em 70% dos pacientes com escoliose.


Em apenas seis meses uma paciente no estirão de crescimento, durante a adolescência, pode ter uma piora da curva de mais de 10º, sem o tratamento adequado.


Por isso é importante estar sempre alerta a sinais como assimetria das cintura e dos ombros e a presença de giba. Caso perceba algum sinal procure um médico especialista o mais breve possível.




Para agendar seu horário entre em contato com a nossa equipe: (41) 99276-0655 Hospital Pequeno Príncipe Clínica Artro Curitiba - PR


Dr. Luiz Müller Avila CRM-PR 29757 / RQE 17041

0 visualização0 comentário