
Dr. Luiz Muller
4 mitos e verdades sobre a hérnia de disco

A hérnia de disco acontece devido ao desgaste do disco invertebral, causando sobrecarga e levando a fissuras e ao deslocamento do núcleo pulposo através do ânulo fibroso, provocando a hérnia de disco na coluna.
Hoje vamos falar sobre mitos e verdades que envolvem essa doença:
- DOR É O PRINCIPAL SINTOMA - VERDADE
A hérnia pode comprimir uma ou mais raízes nervosas, causando dor. O paciente também pode apresentar sensação de sensibilidade ou formigamento.
- É MAIS COMUM NOS IDOSOS - MITO
A maior incidência de hérnias de disco são em adultos entre 30 e 50 anos de idade e a ocorrência está relacionada a alguns fatores como tabagismo, cargas repetidas e vibração prolongada, além da predisposição genética. A doença atinge 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE.
- A CIRURGIA É A ÚNICA FORMA DE TRATAMENTO - MITO
Em muitos casos é possível aliviar os sintomas dos pacientes com o tratamento clínico, uso de medicamentos, fisioterapia e fortalecimento muscular. A cirurgia é reservada para os casos que não respondem ao tratamento conservador.
- A DOR PIORA COM A MOVIMENTAÇÃO - VERDADE
Algumas posturas podem aumentar a pressão sobre o disco, aumentando os quadros de dor. A principal delas é flexionar o corpo com carga, como levantar um objeto do chão.
Tem um amigo ou familiar que gostaria de saber disso? Marque aqui
Dr. Luiz Müller Avila
CRM-PR 29757 / RQE 17041
Para agendar a sua consulta entre em contato com a nossa equipe:
(41) 99276-0655
Hospital Pequeno Príncipe
Clínica Artro
Curitiba - PR