• Dr. Luiz Muller

5 mitos sobre escoliose


- QUEM TEM ESCOLIOSE NÃO PODE FAZER EXERCÍCIOS - Esse é, talvez, o mito mais frequente que vejo no consultório. Muitas vezes atendo pacientes adultos que passaram a vida toda se privando de fazer atividades físicas por conta de uma escoliose mínima ou até, inexistente. Ter escoliose não te impede de fazer exercícios, um exemplo que eu costumo citar é Usain Bolt! Sim, o maior atleta do atletismo mundial da história, tem escoliose!


- UMA VEZ DIAGNOSTICADA A ESCOLIOSE É PROGRESSIVA - Apesar de não existir “cura” para a escoliose, a maioria dos pacientes não evoluem chegando a curvas de alto grau e, com isso, não necessitam de nenhum tratamento, apenas acompanhamento médico.


- MULHERES COM ESCOLIOSE NÃO PODEM TER FILHOS - A escoliose não interfere de nenhuma maneira na fertilidade da mulher ou na capacidade de gestar uma criança, nem aumentam a chance de aborto.


- A CIRURGIA É A ÚNICA FORMA DE TRATAMENTO - Conforme explicamos no item 2, a maioria dos pacientes com escoliose não precisam de intervenção médica. Casos mais leves têm a indicação de uso do colete para o tratamento, com o objetivo evitar a progressão da curva. Apenas casos graves, com curvas maiores que 40 graus, podem ter indicação de cirurgia.


- CARREGAR PESO NAS COSTAS PROVOCA ESCOLIOSE - A escoliose ocorre sem causa específica (idiopática) ou pode estar associada a síndromes, alterações neurológicas ou outras doenças, mas a deformidade NÃO É CULPA DOS PACIENTES ou de seus responsáveis. Carregar peso ou praticar atividades físicas não provoca ou piora a alteração.


Conhece alguém que precisa saber disso? Marque aqui

Para agendar a sua consulta entre em contato com a nossa equipe:

(41) 99276-0655

Hospital Pequeno Príncipe

Clínica Artro

Curitiba - PR

0 visualização0 comentário