• Dr. Luiz Muller

A dor lombar ficou mais comum na pandemia?




A busca dos brasileiros pelo termo "dor nas costas" no Google aumentou 76% desde o início da pandemia, de acordo com o Google Trends. Alguns trabalhos sugerem um aumento maior que 40% na prevalência do sintoma neste período e alguns fatores relacionados ao isolamento social podem ser a causa da queixa dos pacientes:


- FALTA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS - Muita gente parou a academia e não continuou a prática de atividades físicas em casa.


- HOME OFFICE INADEQUADO - Quem deixou de frequentar o escritório e realiza as atividades de casa precisa escolher um ambiente adequado, no qual possa manter a postura ereta e ter apoio para os pés e braços.


- INSÔNIA - As doenças emocionais pioraram para 53% dos pacientes durante a pandemia, de acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos. Não conseguir dormir e ficar se debatendo na cama também pode provocar dor lombar, tanto pelas posições inadequadas quanto pelo cansaço acumulado durante a noite.


- FALTA DE AVALIAÇÃO MÉDICA - Se você tem sintomas já está na hora de ir ao consultório de seu médico, seguindo todas as recomendações sanitárias necessárias, não é mesmo? A falta de tratamento adequado pode agravar a dor e tornar o sintoma crônico.


Para agendar seu horário entre em contato com a nossa equipe:

(41) 99276-0655

Hospital Pequeno Príncipe

Clínica Artro

Curitiba - PR


Dr. Luiz Müller Avila

CRM-PR 29757 / RQE 17041

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo