• Dr. Luiz Muller

Conheça a origem da ortopedia




O termo Ortopedia foi utilizado pela primeira vez em 1741 pelo médico francês Nicholas Andry, em seu livro "Ortopedia ou a arte de prevenir e corrigir deformidades em crianças". A palavra deriva da combinação dos termos gregos "örthos" (reto) e “paidion” (criança).


Foi Andry também quem usou pela primeira vez, no mesmo livro, a imagem da árvore em crescimento, amarrada a uma estaca para guiar o seu desenvolvimento. Essa estaca também pode ser chamada de tutor de crescimento. Atualmente, na medicina brasileira, a ortopedia e a traumatologia (lesões causadas principalmente por acidentes) caminham de mãos dadas.


Existem evidências de tratamentos ortopédicos em seres humanos desde os primórdios, como fósseis encontrados com ossos fraturados e bom alinhamento, o que nos leva a acreditar em alguma intervenção com imobilização para auxiliar no processo de consolidação óssea. Um dos primeiros registros ocorreu no Egito, por volta de 2.000 a.C, quando foram identificados alguns instrumentos vinculados à ortopedia, na tumba do faraó Hirkouf, por exemplo, havia uma escultura que utilizava muletas.


Na sequência, vieram os gregos e Hipócrates, considerado o pai da medicina, que escreveu o famoso “Corpus Hippocrates”, por volta dos anos 400 a. C, e detalhou de forma hábil o tratamento de fraturas.


Dr. Luiz Müller Avila

CRM-PR 29757 / RQE 17041

0 visualização0 comentário