• Dr. Luiz Muller

Entenda a relação entre a paralisia cerebral e a escoliose




Hoje (06/10) é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, data importante para debatermos sobre as necessidades dos pacientes e também lembrarmos e respeitarmos suas capacidades.

A Paralisia é caracterizada como uma lesão em uma ou mais áreas do sistema nervoso, que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo

Os pacientes podem ter diferentes formas e graus de acometimento cognitivo e motor, sendo que o desenvolvimento da escoliose é mais comum, podendo chegar próximo a 100% nos grupos mais acometidos.

Na maioria dos casos, os pacientes atingidos pela paralisia que têm deformidade na coluna a cirurgia é indicada para o tratamento. Diversos estudos já mostraram que nestes casos o uso do colete não é eficaz para a estabilização das curvas da escoliose. Os pacientes podem apresentar obliquidade pélvica, ou seja, desequilíbrio ou inclinação da bacia.

Em casos mais graves os pacientes com escoliose e PC podem perder a capacidade de manter-se sentados devido a inclinação da bacia. O diagnóstico precoce da doença e o acompanhamento médico são indispensáveis para a melhor qualidade de vida do paciente.

06/10 - Dia Mundial da Paralisia Cerebral

Para agendar a sua consulta entre em contato com a nossa equipe: (41) 99276-0655 Hospital Pequeno Príncipe Clínica Artro Curitiba - PR

Dr. Luiz Müller Avila CRM-PR 29757 / RQE 17041

3 visualizações0 comentário