• Dr. Luiz Muller

Gesso ou colete: saiba quando cada um é indicado




O uso do gesso e do colete ortopédico são indicados para o tratamento da escoliose. As duas órteses têm o objetivo de guiar o crescimento da criança ou do adolescente para evitar a progressão de curvas - pode ser indicado para evitar a necessidade do tratamento cirúrgico ou para adiá-lo.


Saiba quando indicamos cada um deles:


COLETE: Na maioria das vezes indicado para o tratamento das Escolioses Idiopáticas do Adolescente com baixo grau (entre 20º e 40º). Tem por objetivo impedir a progressão da curva para um grau que necessite de cirurgia. Quando o colete é bem indicado, bem feito e utilizado da forma correta, pode evitar a necessidade de cirurgia em até 70% dos pacientes.


GESSO: É indicado para o tratamento das Escolioses de Início Precoce (abaixo dos 10 anos) que é uma gama muito grande de pacientes com diferentes doenças e evoluções. Em alguns poucos casos pode "curar" a deformidade, mas na maioria das vezes é utilizado para permitir que o paciente cresça e se desenvolva antes de fazer a cirurgia.É usado 24 horas por dia, obviamente.


As duas formas de tratamento tem muitas particularidades e sua indicação é individualizada


Ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários desse post


Para reservar seu horário entre em contato com a nossa equipe:

(41) 99276-0655 ou https://bit.ly/3AARnTm

Hospital Pequeno Príncipe

Clínica Artro

Curitiba - PR


Dr. Luiz Müller Avila

CRM-PR 29757 / RQE 17041

0 visualização0 comentário