• Dr. Luiz Muller

Meu filho tem escoliose. Ele sente dor?




A preocupação com um possível desconforto é normal entre os pais de crianças com escoliose - deformidade em formato de "S" ou "C" que atinge a coluna - mas a dor não é um sintoma comum entre eles, mesmo durante a prática de atividades físicas, brincadeiras ou enquanto carregam a mochila escolar, por exemplo.

A dor é exceção e deve ser avaliada quanto a possibilidade de ter alguma outra alteração causando a escoliose.

EM CASOS PRECOCES: É importante lembrar que a escoliose pode passar despercebida no início, principalmente por não provocar dor na coluna. O que deve ser observado pelos pais e pelo próprio paciente é a assimetria dos ombros e da cintura ou o aspecto "corcunda" Caso esses sinais estejam presentes é importante realizar uma consulta médica o mais rápido possível para evitar a progressão da doença.

EM CASOS AVANÇADOS: Mesmo as crianças com curvas mais acentuadas e que têm indicação de cirurgia para o tratamento, não sentem dor com a deformidade. Caso eles sintam vontade de correr, andar de bicicleta ou fazer qualquer outra atividade, os pais não precisam se preocupar.

A dor geralmente é um sintoma da escoliose degenerativa do adulto.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Coloque nos comentários Dr. Luiz Müller Avila CRM-PR 29757 / RQE 17041 Para agendar a sua consulta entre em contato com a nossa equipe: (41) 99276-0655 Hospital Pequeno Príncipe Clínica Artro Curitiba - PR

11 visualizações0 comentário