• Dr. Luiz Muller

Qual é o exame necessário para o diagnóstico da escoliose?




Na maioria dos casos é possível identificar a escoliose (deformidade mais comum da coluna vertebral, em formato de “S” ou “C”) em consultório e os exames de imagem são complementares e auxiliam na avaliação do grau das curvas e outras particularidades.


O raio-x de coluna total de frente (ou de costas) e de lado, feito com a paciente em pé é o principal exame solicitado, após a realização de uma criteriosa avaliação clínica da paciente


Em alguns casos, a ressonância magnética pode ser necessária para identificar ou excluir alterações neurológicas. Dependendo do tipo (causa) da escoliose, outros exames também podem ser necessários, além da avaliação de outros profissionais.


No raio-x o médico pode medir o grau da curva e acompanhar a evolução da deformidade. Dessa forma, é possível identificar quais pacientes necessitam de tratamento e fazer o planejamento adequado.


Quando a cirurgia é indicada, podem ser realizados também os raio-x com inclinações, que são utilizados para o planejamento do procedimento cirúrgico.


Tem um amigo ou familiar que gostaria de saber disso? Marque aqui


Dr. Luiz Müller Avila

CRM-PR 29757 / RQE 17041


Para agendar a sua consulta entre em contato com a nossa equipe:

(41) 99276-0655

Hospital Pequeno Príncipe

Clínica Artro

Curitiba - PR

0 visualização0 comentário